História

O UFVidafoi idealizado em 2006 sendo materializado como projeto em 2009 e realizado regularmente todos os anos. O projeto concentra ações educativas para orientar, sistematizar medidas de promoção da prática da atividade física regular e prevenção de fatores de risco coronariano como o diabetes, hipertensão, obesidade, tabagismo, e principalmente de sedentarismo. As campanhas são realizadas direcionadas principalmente à comunidade da Universidade Federal de Viçosa, porém com reflexos na população da cidade de Viçosa.

Ao longo dos anos algumas bolsistas passaram pelo UFVida:

2009 – Denise Nogueira Martins;

2010 – Jucélia Cristina Pereira;

2011 – Romênia Micaele Fernandes Silva;

2012 – Luisa Caldas Moraes;

2013 – Laís Rodrigues do Vale;

2014 (atual) – Beatriz Bastos Braga.

Durante o ano de 2013 essas ações se materializaram em diversas campanhas e momentos de combate, prevenção e esclarecimento a respeito de alguns fatores de risco, como a diabetes, o sedentarismo, a obesidade, o tabagismos, a hipertensão e o uso de drogas. Além do apoio de alguns órgãos da Universidade as campanhas também contaram com a colaboração dos estudantes do curso de Educação Física matriculados na disciplina EFI 311 – Higiene Aplicada a Educação Física no primeiro e segundo semestre do ano letivo.

PRINCIPAIS AÇÕES REALIZADAS EM 2013:

• CAMPANHA CONTRA O SEDENTARISMO

A campanha envolveu divulgação em rádio/TV, distribuição de panfletos, camisas e colagem de cartazes. Além disso, no dia 25/05/2013 nas quatro pilastras em parceria com a Academia Núcleo e outros colaboradores foi realizado um dia de campo com aferição de pressão e medidas antropométricas, aulas de ginástica, aulas de dança, aulas de alongamento e caminhada que alcançou um público de 250 pessoas. Reveja a entrevista a respeito do assunto no programa Viva Saúde: https://www.youtube.com/watch?v=IjxkOLDij-4

• SEMANA DE COMBATE À HIPERTENSÃO

Realizada entre os dias 12 e 16 de agosto de 2013 a campanha envolveu um público presente de aproximadamente 750 pessoas. As ações constituíram-se com a distribuição de cartazes e panfletos informativos, a aferição da pressão arterial em pontos estratégicos do campus da UFV no dia 16, além da cobertura pela rádio Universitária FM e TV/Viçosa.

• CAMINHADA NA SEMANA DO FAZENDEIRO

Durante a 84ª Semana do Fazendeiro no campus da UFV o UFVida esteve presente. No dia 19/09/2013, quinta-feira, às 16h00min foi realizada uma caminhada orientada em direção ao recanto das cigarras, tendo como público alvo os participantes do evento. Foram distribuídas camisas e os monitores estavam à disposição para esclarecer dúvidas sobre corrida e caminhada.

• COMBATE AO USO DE ANABOLIZANTES

Essa campanha teve como foco principal alunos de academias de Viçosa. Foram distribuídos cartazes e panfletos informativos acerca dos malefícios do uso indiscriminado dessas substancias em aproximadamente 30 estabelecimentos entre academias e estúdios. Houve também uma palestra sobre o assunto no campus de Rio Paranaíba com público alcançado de aproximadamente 70 pessoas.

• CAMPANHA ANTI-TABAGISMO

Realizada de 19 a 23 de agosto de 2013 a campanha consistiu-se na distribuição de panfletos informativos, colagem de cartazes e uma abordagem criativa, onde postes com a placa “PARE”foram decorados com papel, de forma a remeter a cigarros. Além disso, foi realizada a aplicação de um questionário para diagnosticar o número de fumantes na comunidade universitária.

• CAMPANHA CONTRA A OBESIDADE

Realizada em dois momentos a campanha de combate a obesidade atendeu a comunidade universitária e a comunidade escolar do município de Viçosa.

Do dia 09 a 14 de dezembro de 2013 realizaram-se eventos de conscientização na Escola Pública Effie Rolfs em forma de teatro e atividades infantis com enfoque de prevenção e educação. Na mesma semana no campus universitário foram distribuídos panfletos e afixado cartazes informativos, sendo também ministradas palestras educativas e esclarecedoras para grupos da comunidade acadêmica. Além disso, vinhetas informativas foram divulgadas via rádio para toda a população viçosense.

• LEVANTAMENTO DOS INTERESSES DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA E AS BARREIRAS ENCONTRADAS

Em 2013 o UFVida também realizou um levantamento dos interesses da prática de atividade física na comunidade universitária e as barreiras encontradas para sua realização. Durante os meses de agosto e setembro questionários online foram divulgados, confira no link:

Um total de 500 questionários foram respondidos os resultados obtidos foram importantes para balizar possíveis implantações de políticas de esporte, lazer e saúde na UFV.

AS AÇÕES EM 2014 JÁ COMEÇARAM!!

Do dia 27 a 31 de Janeiro de 2014 aconteceu a Campanha contra a Diabetes, ainda referente ao ano de 2013. Ações de conscientização e esclarecimentosforam realizadas no campus da UFV, além da medição da glicemia em pontos estratégicos da universidade.

Confira no tópico Agenda de eventos a programação de 2014. Participe você também das ações do UFVida!!!